Esta aí a sua compra mais difícil de todos os itens em seu apartamento. Afinal, quantos deles podem realmente causar acidentes graves?
O envidraçamento de sacada é um deles, portanto fique atento na hora de comprar, siga as dicas abaixo e evite muita dor de cabeça.

Dedique um tempo para visitar as empresas, saiba que você estará atrelado a ela para sempre, pois somente ela própria poderá realizar suas manutenções. Veja se ela possui uma estrutura física compatível com seu valor investido, veja se existe um SAC eficiente, uma linha de produção condizente com a fala do vendedor.

Lembre-se que, se esta empresa vier a fechar, você não terá respaldo algum, perdendo todo valor investido. Todos os meses encontro diversos casos de pessoas que tem trocado seu envidraçamento porque simplesmente a empresa sumiu do mercado, fato muito comum neste ramo.

Exija a nota fiscal, parece óbvio, mas neste mercado muitas vezes não é. Algumas empresas, digo 85%, não entregam nota fiscal, então se certifique de comprar de uma indústria, somente assim você poderá ter todas as garantias sem correr riscos.

Exija também ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento obrigatório em todo condomínio. Ele é emitido por um engenheiro que será responsável por sua instalação. E tem mais: tome cuidado para não ser vítima da compra de ART. Sim, é verdade. Empresas compram ART, pois, para muitos manter um engenheiro na empresa é dispendioso, mas isto é essencial e uma das exigências da ABNT 16.295/2014, que regulamenta as instalações e produções dos envidraçamentos no Brasil.

Analise as informações no mercado, porém atente-se: Como as empresas relativamente tem pouco tempo de mercado, já que a vida média da maioria das empresas é de 02 ou 03 anos, pouca reclamação não significa que a empresa é boa, já que uma recém-aberta dificilmente terá e uma boa empresa estruturada neste mercado poderá ter um número maior. Sugiro então que analise o tempo de resposta ao atendimento e o conteúdo delas. Peça indicação de clientes e verifique o CNPJ em sites como http://www.empresascnpj.com/.

Apresente o projeto escolhido em Assembleia com todas as especificações técnicas e certifique-se que a empresa poderá cumprir.

Ao olhar e manusear o produto certifique-se sobre a procedência e a qualidade dos materiais, espessura e tipo do vidro, materiais das roldanas e vedações. O tempo de garantia é outro fator importantíssimo, muitas empresas ofertam garantias maiores que sua existência de mercado.

Enfim, a fórmula é simples, vendem barato, não pagam impostos e encerram as atividades para não dar manutenção aos clientes e quem paga a conta é justamente você.

Ao final de sua pesquisa, escolha a empresa que lhe passou mais confiança e empatia, negocie o melhor preço. Lembre-se que este é um produto de segurança e deve ser tratado com muito cuidado ao comprar. Fique atento e boa escolha!

Estas foram às dicas dessa primeira coluna do Dr. Sacada,

Claudio Luis Acedo
Especialista em Envidraçamento de Sacada, com mais de 20 anos de experiência no mercado de vidros.
drsacada@mansurvidros.com.br